O EMPREENDEDORISMO E A MÍDIA
O empreendedorismo vem crescendo cada vez mais e se tornando muito popular entre as pessoas. Entretanto, este termo que tanto cresce ao mesmo tempo tem seu crescimento associado a uma generalizada desinformação. Com isso, sua popularidade fez muitas pessoas resumirem o empreendedorismo em apenas “criar um negócio”, e nada além disso. Nesse artigo, você conhecerá as principais características sobre o tema e sair da situação de desinformação.
Primeiramente, vamos entender o que é empreender.
Empreender é criar valor através daquilo que você faz de melhor, sejam suas competências técnicas e/ou comportamentais. Este valor criado, será negociado através de um serviço ou produto prestado. Já o empreendedorismo diz respeito a, com sua criatividade e motivação atuando em conjunto, você inovar ou alterar um projeto, seja com algo nunca visto ou uma grande mudança daquilo que já existe. Em outras palavras, você pode criar algo do completo zero que solucione a dor do seu público-alvo ou mudar algo que já existe, porém está ultrapassado ou sendo feito de uma maneira ruim.
Ou seja, o processo é: Ter a solução, possuir iniciativa e depois colocar em prática!
A importância do empreendedorismo
O empreendedorismo não é apenas um estilo de vida fora da curva. São diversas as importâncias do empreendedorismo tanto para si quanto para as pessoas. Além disso, mesmo você sendo um empresário, ainda continua sendo um consumidor, ou seja, desfruta do empreendimento de outras pessoas. E o que eu quero dizer com isso?
Isso significa que as importâncias do empreendedorismo tanto distribuem-se para você empresário, quanto para seus funcionários e colaboradores e para sua figura como consumidor.
As transformações digitais dos últimos anos impactaram diretamente no mundo dos negócios. Estamos vivendo atualmente uma nova era do empreendedorismo. À medida que mais pessoas se tornam consumidores online, cresce também a necessidade de se adaptar a essa nova realidade para não correr o risco de ficar para trás. Já foi o tempo em que as vendas no varejo tradicional tinham todo o interesse do consumidor. Os clientes que antes compravam apenas nas lojas físicas agora têm também a opção de comprar produtos online. Além dessas transformações naturais na forma de fazer compras, ainda teve a pandemia para ajudar a dar mais um empurrão no varejo para o mundo digital. Para te dar uma noção do tamanho da mudança, só no primeiro semestre de 2022, tivemos 41 milhões de pessoas comprando online no Brasil, um aumento de 40% em relação a 2021. Por conta disso, o varejo online teve um crescimento absurdamente alto, o que fez muitas pessoas pensarem que esse seria o fim das lojas físicas, mas é claro que as lojas físicas não estão terminando, necessariamente. Na verdade, o que acontece nesse momento é a necessidade de transformação do varejo físico para se adaptar ao mundo digital. Por mais que as compras online estejam crescendo absurdamente, as lojas físicas vão continuar tendo seu público, desde que criem também uma forte presença digital.
O Crescimento do Varejo Digital
A ascensão do varejo digital é resultado da mudança nas expectativas dos consumidores que aconteceu nos últimos anos. Para você ter uma ideia, apenas no quarto trimestre de 2020, o Ecommerce brasileiro ganhou 4,2 milhões de novos consumidores. E isso é apenas o começo se levarmos em conta que o setor atinge hoje apenas 18,4% do total de pessoas com acesso à internet no país no quarto trimestre de 2020. Isso quer dizer que o varejo digital ainda tem muito espaço para crescer e se desenvolver no mercado nacional.
Estamos vendo nascer um novo modelo de Empreendedorismo
Toda essa transformação no empreendedorismo está acontecendo porque no nosso mundo cada vez mais digital, as pessoas passam mais tempo online. Para os donos de loja física, o varejo digital é uma forma de garantir que as duas experiências funcionem perfeitamente juntas para que os clientes possam entrar em qualquer um dos canais em qualquer estágio do processo. A verdade é que os consumidores querem a conveniência e a flexibilidade de comprar como quiserem, quando quiserem, com continuidade entre as experiências online e offline. Ou seja, se o seu negócio ainda não faz parte dessa transformação, é hora de repensar isso.
O Varejo físico e o Digital são inimigos?
Apesar do potencial oferecido pela transformação digital, nem todos os varejistas estão totalmente de acordo em fazer essas mudanças nos seus negócios. Isso porque é mesmo um grande salto para o empreendedorismo colocar um negócio no digital e ainda manter as mesmas atividades no físico. Para que isso dê certo, é preciso que o lojista tenha contato com um conhecimento sólido sobre o modelo de varejo digital. A grande questão aqui é que as lojas físicas não vão deixar de existir de uma hora para outra, mas qualquer varejista que não aprender como oferecer opções de compras tanto online quanto offline, vai ter problemas para manter o negócio dentro das novidades de empreendedorismo; o digital e físico do varejo devem ser complementares e não competitivos.
Benefícios do Digital para o empreendedorismo
Por mais que a tecnologia seja muito interessante para os consumidores, ela também pode auxiliar o empreendedorismo, aumentando a eficiência da empresa, otimizando o estoque, aumentando os lucros e induzindo a fidelidade à marca.
Algumas das ferramentas que dão suporte aos varejistas de hoje são:
- Previsão de demanda;
- Controle de estoque;
- Otimização da cadeia de suprimentos;
- Rastreabilidade do produto;
- Gestão de logística;
- Otimização de colocação de produto na loja;
- Gestão de funcionários.
Chegamos ao fim de mais um artigo, espero que eu tenha ajudado você a conhecer e entender algo sobre o que é empreendedorismo, suas importâncias e principais características. Do mesmo modo, se você quer aprender mais e ver conteúdos diários sobre empreendedorismo, continue acompanhando os artigos no Portal Soluções Sociais.
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