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Empreendedorismo

A nova era do empreendedorismo

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O EMPREENDEDORISMO E A MÍDIA

O empreendedorismo vem crescendo cada vez mais e se tornando muito popular entre as pessoas. Entretanto, este termo que tanto cresce ao mesmo tempo tem seu crescimento associado a uma generalizada desinformação. Com isso, sua popularidade fez muitas pessoas resumirem o empreendedorismo em apenas “criar um negócio”, e nada além disso. Nesse artigo, você conhecerá as principais características sobre o tema e sair da situação de desinformação.

Primeiramente, vamos entender o que é empreender.

Empreender é criar valor através daquilo que você faz de melhor, sejam suas competências técnicas e/ou comportamentais. Este valor criado, será negociado através de um serviço ou produto prestado. Já o empreendedorismo diz respeito a, com sua criatividade e motivação atuando em conjunto, você inovar ou alterar um projeto, seja com algo nunca visto ou uma grande mudança daquilo que já existe. Em outras palavras, você pode criar algo do completo zero que solucione a dor do seu público-alvo ou mudar algo que já existe, porém está ultrapassado ou sendo feito de uma maneira ruim.

Ou seja, o processo é: Ter a solução, possuir iniciativa e depois colocar em prática!

A importância do empreendedorismo

O empreendedorismo não é apenas um estilo de vida fora da curva. São diversas as importâncias do empreendedorismo tanto para si quanto para as pessoas. Além disso, mesmo você sendo um empresário, ainda continua sendo um consumidor, ou seja, desfruta do empreendimento de outras pessoas. E o que eu quero dizer com isso?

Isso significa que as importâncias do empreendedorismo tanto distribuem-se para você empresário, quanto para seus funcionários e colaboradores e para sua figura como consumidor.

As transformações digitais dos últimos anos impactaram diretamente no mundo dos negócios. Estamos vivendo atualmente uma nova era do empreendedorismo. À medida que mais pessoas se tornam consumidores online, cresce também a necessidade de se adaptar a essa nova realidade para não correr o risco de ficar para trás. Já foi o tempo em que as vendas no varejo tradicional tinham todo o interesse do consumidor. Os clientes que antes compravam apenas nas lojas físicas agora têm também a opção de comprar produtos online. Além dessas transformações naturais na forma de fazer compras, ainda teve a pandemia para ajudar a dar mais um empurrão no varejo para o mundo digital. Para te dar uma noção do tamanho da mudança, só no primeiro semestre de 2022, tivemos 41 milhões de pessoas comprando online no Brasil, um aumento de 40% em relação a 2021. Por conta disso, o varejo online teve um crescimento absurdamente alto, o que fez muitas pessoas pensarem que esse seria o fim das lojas físicas, mas é claro que as lojas físicas não estão terminando, necessariamente. Na verdade, o que acontece nesse momento é a necessidade de transformação do varejo físico para se adaptar ao mundo digital. Por mais que as compras online estejam crescendo absurdamente, as lojas físicas vão continuar tendo seu público, desde que criem também uma forte presença digital.

O Crescimento do Varejo Digital

A ascensão do varejo digital é resultado da mudança nas expectativas dos consumidores que aconteceu nos últimos anos.  Para você ter uma ideia, apenas no quarto trimestre de 2020, o Ecommerce brasileiro ganhou 4,2 milhões de novos consumidores. E isso é apenas o começo se levarmos em conta que o setor atinge hoje apenas 18,4% do total de pessoas com acesso à internet no país no quarto trimestre de 2020. Isso quer dizer que o varejo digital ainda tem muito espaço para crescer e se desenvolver no mercado nacional.

Estamos vendo nascer um novo modelo de Empreendedorismo

Toda essa transformação no empreendedorismo está acontecendo porque no nosso mundo cada vez mais digital, as pessoas passam mais tempo online. Para os donos de loja física, o varejo digital é uma forma de garantir que as duas experiências funcionem perfeitamente juntas para que os clientes possam entrar em qualquer um dos canais em qualquer estágio do processo. A verdade é que os consumidores querem a conveniência e a flexibilidade de comprar como quiserem, quando quiserem, com continuidade entre as experiências online e offline. Ou seja, se o seu negócio ainda não faz parte dessa transformação, é hora de repensar isso.

O Varejo físico e o Digital são inimigos?

Apesar do potencial oferecido pela transformação digital, nem todos os varejistas estão totalmente de acordo em fazer essas mudanças nos seus negócios. Isso porque é mesmo um grande salto para o empreendedorismo colocar um negócio no digital e ainda manter as mesmas atividades no físico. Para que isso dê certo, é preciso que o lojista tenha contato com um conhecimento sólido sobre o modelo de varejo digital. A grande questão aqui é que as lojas físicas não vão deixar de existir de uma hora para outra, mas qualquer varejista que não aprender como oferecer opções de compras tanto online quanto offline, vai ter problemas para manter o negócio dentro das novidades de empreendedorismo; o digital e físico do varejo devem ser complementares e não competitivos.

Benefícios do Digital para o empreendedorismo

Por mais que a tecnologia seja muito interessante para os consumidores, ela também pode auxiliar o empreendedorismo, aumentando a eficiência da empresa, otimizando o estoque, aumentando os lucros e induzindo a fidelidade à marca.

Algumas das ferramentas que dão suporte aos varejistas de hoje são:

  • Previsão de demanda;
  • Controle de estoque;
  • Otimização da cadeia de suprimentos;
  • Rastreabilidade do produto;
  • Gestão de logística;
  • Otimização de colocação de produto na loja;
  • Gestão de funcionários.

Chegamos ao fim de mais um artigo, espero que eu tenha ajudado você a conhecer e entender algo sobre o que é empreendedorismo, suas importâncias e principais características. Do mesmo modo, se você quer aprender mais e ver conteúdos diários sobre empreendedorismo, continue acompanhando os artigos no Portal Soluções Sociais.

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Empreendedorismo

Tendências de mercado 2024: Como será o comportamento do consumidor.

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Saiba como as tendências de consumo em 2024 afetarão micro e pequenos empreendedores. Conheça estratégias para se adaptar, vender mais e alavancar seu negócio.

No cenário dinâmico dos negócios, compreender as tendências de mercado que influenciam o comportamento do consumidor em 2024 é mais do que uma vantagem competitiva – é uma necessidade para a sobrevivência dos pequenos negócios. 

De acordo com uma pesquisa recente da McKinsey, divulgada em julho de 2023, sobre o consumidor brasileiro, as tendências de comportamento de consumo para 2024 revelam um cenário de otimismo em relação ao futuro, mas com uma postura cautelosa no presente. Esta mudança no panorama oferece oportunidades e desafios para os pequenos empreendedores se destacarem. 

Neste artigo, vamos explorar por que é crucial entender essas tendências, destacando as principais influências esperadas com dicas práticas para os micro e pequenos empreendedores aproveitarem ao máximo essas mudanças.

Por que é importante compreender as tendências de mercado para 2024?

O cenário de negócios está em constante evolução, e as tendências de mercado têm um impacto direto no comportamento do consumidor. Para os micro e pequenos empreendedores, entender essas mudanças é fundamental por várias razões:

  1. Antecipação de Demandas: Compreender as tendências permite que os empreendedores antecipem as demandas do mercado, ajustando seus produtos e serviços de acordo.
  2. Adaptação Proativa: Estar ciente das tendências possibilita uma adaptação proativa, tornando os negócios mais resilientes às mudanças no comportamento do consumidor.
  3. Diferenciação Competitiva: Empresas que se alinham às tendências têm uma vantagem competitiva, atraindo consumidores que buscam novidades e inovações.

Principais tendências de comportamento de consumo brasileiro para 2024

Preparamos um ebook completo, explicando de A a Z essas tendências que impactarão o seu negócio. Aqui está o mapa do tesouro, o segredo para o seu sucesso em 2024. 

Acesse abaixo:

Ebook: Tendências de Comportamento de Consumo em 2024

1. O consumidor está otimista com o futuro:

O consumidor brasileiro demonstrou um notável aumento no otimismo, registrando um salto de 12 pontos percentuais entre agosto de 2022 e março de 2023. O índice atingiu 43%, o maior desde 2016, segundo a pesquisa da McKinsey.

2. O consumidor está reduzindo gastos:

Apesar do otimismo, nove em cada dez consumidores estão adotando estratégias para reduzir custos. Cerca de 90% reduziram gastos em diferentes categorias de produtos, com destaque para vestuário, eletroeletrônicos e produtos para casa.

3. Compras online X Compras em lojas físicas:

Embora o comportamento digital esteja em ascensão, as lojas físicas continuam desempenhando um papel relevante na jornada de compra dos consumidores brasileiros. A integração entre canais físicos e digitais é uma tendência notável.

4. Smart Power e a nova visão global:

Estamos numa época em que as histórias contadas em todo o mundo estão sempre mudando. Reflita sobre como as brigas entre países e o aparecimento de pessoas influentes lá fora vão mexer nas coisas que a gente escolhe comprar aqui no Brasil.

5. O consumidor está preocupado com a sustentabilidade do planeta:

As pessoas estão cada vez mais interessadas em ser sustentáveis. Portanto, as mudanças na forma como produzimos energia e no jeito como usamos as coisas vão afetar o que as pessoas decidem comprar. 

6. As pessoas estão comprando com base em seus valores e visões de mundo:

A pandemia transformou nossos valores e prioridades. As mudanças nas perspectivas levam o consumidor a ser mais pragmático, a ponderar mais suas decisões de compra.

7. Mundo totalmente digital:

Vivemos numa era em que todo mundo está conectado online. Essa revolução digital mexeu bastante com a maneira como as pessoas procuram informações e fazem compras. Pode ser uma chance de alcançar mais clientes, mas também significa que a concorrência online está acirrada. 

8. Novo formato de trabalho:

O home office, agora comum, impulsionado por avanços tecnológicos como o GPT-4, afeta as escolhas de consumo, pois as pessoas adaptam seus padrões de compra e necessidades com base nesse formato de trabalho remoto.

As 12 principais recomendações para micro e pequenos negócios aproveitarem as tendências de mercado em 2024

Abaixo você vê um resumo com as 12 principais recomendações, mas neste ebook você tem um panorama completo e exclusivo, revelando o segredo para o sucesso dos negócios em 2024:

Quero ter acesso ao mapa do comportamento do consumidor em 2024!

1. Foque no sentimento do consumidor:

  • Focar na variedade de produtos e serviços, considerando os sentimentos e comportamentos do consumidor.
  • Explorar a reflexão dos consumidores sobre o merecimento de pequenos luxos.

2. Segmente a estratégia de acordo com o perfil do público:

  • Personalizar ações por canal, região e segmentos, considerando as diferenças regionais, culturais e de renda.
  • Maior personalização com canais digitais para atender às diversas necessidades do público.

3. Pesquise e observe o seu cliente:

  • Manter atualizadas as informações sobre o comportamento do consumidor, utilizando múltiplas fontes de dados disponíveis.
  • Para isso, utilize pesquisas por WhatsApp e e-mail, Google Trends para tendências de busca, análise de redes sociais, ferramentas de análise de dados como Google Analytics, pesquisas de satisfação do cliente e feedback direto. Essas ferramentas oferecem insights valiosos para adaptar estratégias de negócios às necessidades e preferências dos clientes.

4. Personalize as recomendações:

  • Utilizar dados de clientes e análises avançadas para fornecer recomendações personalizadas de produtos, aumentando a relevância e incentivando gastos futuros.

5. Valorize o comportamento pré-compra:

  • É importante compreender a jornada do cliente, analisar dados para personalizar a experiência, investir em marketing digital durante a fase de consideração, oferecer informações relevantes, facilitar o contato e incentivar revisões. Isso contribui para aumentar a probabilidade de conversão e satisfação do cliente.

6. Use a abuse do poder das mídias sociais:

  • Direcione estratégias de publicidade e promoções para atrair o público certo. Criar uma identidade online autêntica é crucial. Encontrar o equilíbrio entre a nostalgia analógica e as vantagens do mundo digital é a chave para construir uma conexão duradoura com os consumidores.

7. Consumidores dispostos a adotar IA (Inteligência Artificial):

  • Adote a inteligência artificial, como chatbots, para aprimorar a pesquisa de produtos e facilitar as decisões de compra. Incorporar tecnologias inovadoras pode proporcionar uma experiência mais eficiente e personalizada aos consumidores, tornando a jornada de compra mais intuitiva e satisfatória.

8. Atenção à LGPD:

  • É crucial demonstrar transparência nas ações de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

9. Empodere seus times:

  • Estimular a criatividade, desenvolver habilidades e certificar-se de que ferramentas e processos atendam à experiência do cliente.

10. Estratégia de Marketing de Influência junto à Geração Z:

  • Considere ativamente o emprego de influenciadores em sua estratégia de marketing, focando especialmente na Geração Z, o público mais jovem. Identifique influenciadores alinhados aos valores e interesses dessa geração, buscando colaborações autênticas que ressoem com o público-alvo. 

11. Sustentabilidade no Core do Negócio:

  • Integrar práticas sustentáveis não apenas atrai consumidores conscientes, mas também contribui para um impacto positivo no planeta. Como sua empresa pode adotar práticas mais sustentáveis?

12. Adaptando o Modelo de Trabalho:

  • Se seu negócio permite o trabalho remoto, explore essa possibilidade. Isso envolve entender como a flexibilidade no local de trabalho pode afetar a eficiência, a comunicação e a satisfação do cliente, adaptando suas operações para atender às expectativas em constante evolução.

Em um mundo em constante evolução, os micro e pequenos empreendedores precisam estar à frente das tendências de mercado. Ao compreender as mudanças no comportamento do consumidor em 2024 e adotar estratégias proativas, os negócios não apenas sobreviverão, mas também prosperarão em um ambiente competitivo. 

Este é o momento de se adaptar, inovar e posicionar os negócios para o sucesso futuro. Baixe nosso PDF exclusivo para insights detalhados sobre as tendências de consumo em 2024, preparado pelo Sebrae, e esteja um passo à frente no jogo dos negócios.

Clique aqui e acesse o Mapa do Comportamento do Consumidor em 2024!

Pra ver esse  e outros conteúdos na integra acesse o link: sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

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Empreendedorismo

Empreendedorismo em 2024: descubra as melhores áreas para investir.

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Conheça as tendências de negócios para 2024 e descubra as áreas mais promissoras para empreender.

Viver em constante sintonia com as tendências de mercado e os movimentos que influenciam os negócios é mais do que uma necessidade nos dias atuais; é uma estratégia essencial para empreendedores que almejam o sucesso. 

A dinâmica acelerada dos avanços tecnológicos, as transformações sociais, as preocupações ambientais e as mudanças econômicas têm delineado um novo panorama para o empreendedorismo. Esses elementos não apenas refletem, mas também moldam os comportamentos de consumo, trazendo consigo um redirecionamento significativo para os rumos dos negócios.

Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução nos padrões de consumo, impulsionada pela expansão exponencial da tecnologia. A ascensão da era digital trouxe consigo um consumidor mais informado, exigente e conectado, criando um cenário onde a adaptação é vital para a sobrevivência e prosperidade dos empreendimentos. A par disso, as preocupações ambientais e sociais emergem como pilares fundamentais na formação das preferências de consumo, estimulando um mercado mais consciente e responsável.

Compreender essas mudanças e antecipar-se a elas é crucial para os empresários que desejam se destacar. As tendências atuais vão além do simples modismo; elas representam oportunidades tangíveis para inovar, adaptar-se e até mesmo redefinir modelos de negócios. Nesse contexto, estar atento às tendências é como possuir um mapa que guia os passos na jornada empreendedora, oferecendo insights valiosos para o sucesso e a sustentabilidade dos empreendimentos.

Neste artigo, exploraremos as principais tendências de mercado e negócios para o ano de 2024, mergulhando nos avanços tecnológicos, nas transformações sociais e nos novos comportamentos de consumo que delineiam o panorama empreendedor.

Tendências de negócios para 2024

O ano de 2024 traz consigo uma série de mudanças e oportunidades para empreendedores. As sete principais tendências incluem:

  1. Sustentabilidade em destaque: Empresas focadas em práticas sustentáveis ganham espaço e visibilidade.

  2. Negócios digitais em crescimento: O comércio eletrônico e a presença digital tornam-se vitais para empresas.

  3. Adoção de tecnologias inovadoras: Empresas que investem em inovação terão vantagem competitiva.

  4. Valorização da diversidade e inclusão: Empresas que promovem a diversidade serão reconhecidas e valorizadas.

  5. Novos modelos de negócio: Surgem oportunidades com modelos de negócio alternativos e inovadores.

  6. Experiência do cliente em foco: A satisfação do cliente ganha importância estratégica para os negócios.

  7. Empreendedorismo social em ascensão: Negócios com propósito social são cada vez mais reconhecidos e valorizados.

Você pode saber um pouco mais sobre o assunto no nosso guia exclusivo

As melhores áreas para empreender em 2024

Se você está se perguntando qual o melhor ramo para empreender em 2024, seja você alguém que queira começar um negócio do zero, ou mesmo se você já possui um negócio, mas deseja adaptá-lo, nós temos as respostas. Veja só:

  1. Saúde e bem-estar: Serviços voltados para saúde e bem-estar continuam em alta, atendendo a uma demanda crescente.

  2. Tecnologias inovadoras: Investimentos em inteligência artificial e realidade aumentada oferecem oportunidades significativas para empreendedores.

  3. Alimentação saudável e sustentável: A procura por opções mais saudáveis e sustentáveis de alimentação cria espaço para negócios neste segmento.

  4. Negócios digitais em ascensão: O e-commerce e o marketing digital permanecem como áreas lucrativas para quem busca empreender.

Negócios de baixo investimento para começar a empreender em 2024

Diversas oportunidades de negócios demandam baixo investimento:

  1. Serviços de consultoria online: Oferecer expertise por meio de consultoria e treinamento online.

  2. Produção de conteúdo para redes sociais: Atender à demanda por conteúdo digital de qualidade.

  3. Serviços de design gráfico e vídeo: Atender a necessidades visuais de empresas e marcas.

  4. Revenda online: Explorar nichos de mercado através da revenda de produtos.

Oportunidades em alta, mas ainda pouco exploradas no Brasil

Algumas áreas ainda têm potencial para crescimento no mercado brasileiro:

  1. Tecnologia para PMEs: Soluções tecnológicas para pequenas e médias empresas.

  2. Sustentabilidade na indústria e agricultura: Demandas por soluções sustentáveis continuam a crescer.

  3. Saúde e bem-estar para populações carentes: Oportunidades em atender comunidades com serviços de saúde e bem-estar.

As tendências para empreender em 2024 oferecem um leque diversificado de oportunidades. Acompanhar essas tendências e agir com inteligência de mercado pode ser a chave para o sucesso nos negócios. O Sebrae está pronto para auxiliar empreendedores a identificar e aproveitar essas oportunidades. 

Pra ver esse  e outros conteúdos na integra acesse o link: sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

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Empreendedorismo

Marketing digital: se prepare para a atualização do Analytics.

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Mudanças na plataforma exigem que os empresários se planejem a partir deste ano. A previsão é que a versão atual seja desabilitada em 2024.

Com maior ou menor presença na internet, se você é empreendedor, precisa estar antenado e ser flexível para acompanhar mudanças constantes. Uma das mais recentes e que já vem movimentando o marketing digital é o Google Analytics Four (GA4), uma atualização do Universal Analytics.

Anunciado em 2020, o upgrade da ferramenta propõe priorizar o usuário nos dados fornecidos – e não apenas números de sessões – e traz adequações ao novo cenário mundial, em que as regras e leis de proteção de dados estão se tornando cada vez mais necessárias. E se lhe contarem que você vai precisar se programar para mais essa inovação, não duvide. A exemplo das atualizações anteriores, as mudanças exigem o conhecimento dos novos métodos e, consequentemente, ajustes nas estratégias de comunicação.

Mas, em princípio, o que os profissionais da área precisam saber?

Embora ainda não se tenha uma data estipulada, o que se sabe é que a versão universal do Google Analytics será desabilitada. Considerando que será possível coletar dados até 31 de julho de 2023 e que o acesso aos dados processados estará disponível até pelo menos seis meses depois, a expectativa é de que a descontinuidade da plataforma se dê em meados de 2024.

Mas, não dá para perder tempo. É imperioso que esse período seja de preparo para os backups necessários, devendo ter caráter de prioridade já no planejamento deste ano.

Prepara-se, porque vem muita coisa boa por aí

Deixando de lado a questão das indispensáveis adequações, é preciso destacar que elas fazem parte de um processo que será fundamentalmente positivo para otimizar seu site. Não se pode perder de vista que o GA4 foi criado com o objetivo de repensar as fórmulas para organizar os dados sem o uso de cookies.

Há de se pontuar, também, que ele trará novas propostas para a atual era da informação, em que as plataformas buscam se integrar com mais agilidade, diante de uma relevância ainda maior da inteligência artificial e do machine learning.

De forma prática, o que já se pode prever é que o planejamento de objetivos vai se basear em muito mais do que o simples cálculo de visitas ao site, por exemplo. O mercado vai poder contar com uma mensuração completa, com dados certos, para o desenvolvimento de uma comunicação adequada a cada público.

Veja algumas das funcionalidades do GA4

Relatório em tempo real

Uma das informações coletadas é o número de usuários nos últimos 30 minutos, incluindo de onde vêm, quem são e as conversões realizadas em tempo real. Com essa função é possível, por exemplo, ver se uma ação promocional feita no dia surtiu efeito.

Comparações personalizadas

A partir dessa funcionalidade, é possível realizar comparações entre conjuntos de dados, como a taxa de conversão da faixa etária entre 25 e 34 anos com a taxa da audiência total. A comparação entre regiões também é possível.

Funis

Em “análises” e “hub de análises”, é possível criar uma visualização clara de cada passo da jornada de compra, inclusive segmentando por local, dispositivo e gênero, entre outros detalhes.

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