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Empreendedorismo

A importância do Carnaval para o setor de turismo no Brasil

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O Carnaval está chegando, e o Brasil cresce nesse cenário. Saber planejar é essencial para explorar o potencial da festa para o turismo e aumentar suas vendas.

Brasil é o país do Carnaval, e isso todo o mundo sabe. No dia 21 de fevereiro de 2023, comemoraremos o evento que é um dos mais importantes para o setor do turismoGente do mundo inteiro vem ao nosso país divertir-se, sair atrás do trio elétrico, desfilar nas escolas de samba, enfim, cair na folia. O potencial para o turismo, no país todo, é enorme, e se você tem negócios nesse setor, é sempre bom conhecer algumas estratégias para aumentar as vendas e atrair mais clientes. 

Carnaval não é uma simples festa: além da enorme folia com escolas de samba, blocos de rua, cortejos e blocos, é um mercado que movimenta bilhões todos os anos. É uma verdadeira festa de oportunidades e atrai muitos investimentos. 

Como destaca a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a projeção da movimentação financeira para o Carnaval deste ano de 2022 foi de R$ 6,45 bilhões. Esse número ainda não chega aos valores de 2020, antes da pandemia chegar ao Brasil (é 33,7% inferior ao observado no carnaval daquele ano), mas a expectativa para 2023 é que os números cresçam e apresentem uma reta ascendente para o próximo e demais anos. 

Embora para a maioria das pessoas a festa carnavalesca seja sinônimo de diversão e descanso, há uma boa parcela da população que vive o Carnaval muito além da folia. São empreendedores e empresários que aproveitam o período de Carnaval para testar suas ideias, testar novos negócios, ganhar uma renda extra e até mesmo animar os negócios de forma produtiva, para fugir das dificuldades ainda presentes no cenário econômico. 

Enfim, está na hora de fazer o seu planejamento estratégico, um item indispensável para uma boa gestão empresarial. Para ter uma ideia, o planejamento nas escolas de samba para um desfile que dura apenas 80 minutos, é realizado com um ano de antecedência, quando os carnavalescos reúnem-se para definir o próximo tema, enredo e demais ações, para que no dia do desfile tudo esteja pronto. Um ano de antecedência! 

No ambiente organizacional, não é (nem poderia ser) diferente. Empreendedores precisam se preocupar não só com a execução, mas com o planejamento. É um bom momento para buscar parcerias, participar de eventos, treinar os colaboradores com foco no bom atendimento. 

Analisar o mercado, as tendências de viagens, o perfil do turista é importante na hora de definir quais são as estratégias que irá tomar para atrair os clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.  

Ah! Importante: se você é um microempreendedor individual e quer conhecer mais sobre alguns conceitos básicos como cliente, fornecedor, concorrentes, estabelecimento de metas, controle do dinheiro e análise de resultados, este curso do Sebrae é para você!  

Veja abaixo algumas estratégias para aumentar as vendas, não só no Carnaval, mas em qualquer data comemorativa: 

  • Promoções: uma das estratégias mais eficazes para alavancar as vendas. Os clientes sempre têm interesse por promoção, então, cabe a você saber usar isso ao seu favor. Crie promoções exclusivas que tenham uma data limite e divulgue-as o máximo possível.
  • Cartão-presente ou o vale-presente: também é uma maneira de facilitar para o cliente que ainda não sabe o que exatamente quer comprar ou dar de presente.
  • Gatilhos mentais: utilizar gatilhos mentais que sejam capazes de gerar a sensação de urgência e escassez é algo fundamental para que você consiga melhorar suas estratégias de vendas no turismo em um curto prazo. Consumidores que percebem que existe uma boa oferta, ou que um produto logo não estará mais disponível acabam tendendo a comprá-los, muitas vezes, por impulso.
  • Ofertas de nicho: aposte e trabalhe ofertas e promoções, focando em apenas um único nicho, e coloque os seus esforços ali naquele momento. Ofertas segmentadas tendem a ter uma conversão muito maior, principalmente por conta da grande especificidade que possuem. A comunicação e a criação de campanhas ficam mais assertivas.
  • Storytelling: uma técnica que permite a alguém contar histórias de maneira interessante e valorosa para o seu respectivo público. Por exemplo, histórias dos clientes que utilizaram seus serviços e como foram as experiências vividas ou a história da sua empresa e o porquê ela trabalha com esse segmento de público.
  • Parceria com influenciadores de viagens: certamente, existem influenciadores na sua região que podem acabar sendo de grande valia para a sua marca. Esses influenciadores não precisam ter milhões de seguidores. Pessoas relativamente conhecidas já podem trazer bons resultados. Entre em contato com elas e proponha parcerias que sejam interessantes e lucrativas para todos os envolvidos.
  • Upsell: um método de vendas em que você dá a opção ao cliente de comprar um item adicional ou uma versão melhor do produto. Ofereça aos seus clientes pacotes maiores e ou melhores para eles.
  • Redes sociais: as redes sociais fazem parte da vida das pessoas. Atualmente, estar nas redes sociais é quase um imperativo para atrair novos clientes e obter sucesso nos negócios. São ferramentas poderosas de comunicação para atrair e fidelizar clientes. Aliás, o Sebrae preparou algumas dicas para que você possa usar as redes sociais de forma estratégica e trazer retorno direto aos seus negócios.

Lembre-se: conhecer melhor seu cliente e aprender a valorizá-lo cada vez mais é essencial. Clique aqui e saiba como reconhecer a importância de criar valor para os clientes. 

Essas são algumas estratégias que podem (e vão!) ajudar a vender ainda mais o seu negócio. Planeje a festa e prepare-se para crescer.

Pra ver esse  e outros conteúdos na integra acesse o link: sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

Até a próxima publicação.

 

Empreendedorismo

Tendências de mercado 2024: Como será o comportamento do consumidor.

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Saiba como as tendências de consumo em 2024 afetarão micro e pequenos empreendedores. Conheça estratégias para se adaptar, vender mais e alavancar seu negócio.

No cenário dinâmico dos negócios, compreender as tendências de mercado que influenciam o comportamento do consumidor em 2024 é mais do que uma vantagem competitiva – é uma necessidade para a sobrevivência dos pequenos negócios. 

De acordo com uma pesquisa recente da McKinsey, divulgada em julho de 2023, sobre o consumidor brasileiro, as tendências de comportamento de consumo para 2024 revelam um cenário de otimismo em relação ao futuro, mas com uma postura cautelosa no presente. Esta mudança no panorama oferece oportunidades e desafios para os pequenos empreendedores se destacarem. 

Neste artigo, vamos explorar por que é crucial entender essas tendências, destacando as principais influências esperadas com dicas práticas para os micro e pequenos empreendedores aproveitarem ao máximo essas mudanças.

Por que é importante compreender as tendências de mercado para 2024?

O cenário de negócios está em constante evolução, e as tendências de mercado têm um impacto direto no comportamento do consumidor. Para os micro e pequenos empreendedores, entender essas mudanças é fundamental por várias razões:

  1. Antecipação de Demandas: Compreender as tendências permite que os empreendedores antecipem as demandas do mercado, ajustando seus produtos e serviços de acordo.
  2. Adaptação Proativa: Estar ciente das tendências possibilita uma adaptação proativa, tornando os negócios mais resilientes às mudanças no comportamento do consumidor.
  3. Diferenciação Competitiva: Empresas que se alinham às tendências têm uma vantagem competitiva, atraindo consumidores que buscam novidades e inovações.

Principais tendências de comportamento de consumo brasileiro para 2024

Preparamos um ebook completo, explicando de A a Z essas tendências que impactarão o seu negócio. Aqui está o mapa do tesouro, o segredo para o seu sucesso em 2024. 

Acesse abaixo:

Ebook: Tendências de Comportamento de Consumo em 2024

1. O consumidor está otimista com o futuro:

O consumidor brasileiro demonstrou um notável aumento no otimismo, registrando um salto de 12 pontos percentuais entre agosto de 2022 e março de 2023. O índice atingiu 43%, o maior desde 2016, segundo a pesquisa da McKinsey.

2. O consumidor está reduzindo gastos:

Apesar do otimismo, nove em cada dez consumidores estão adotando estratégias para reduzir custos. Cerca de 90% reduziram gastos em diferentes categorias de produtos, com destaque para vestuário, eletroeletrônicos e produtos para casa.

3. Compras online X Compras em lojas físicas:

Embora o comportamento digital esteja em ascensão, as lojas físicas continuam desempenhando um papel relevante na jornada de compra dos consumidores brasileiros. A integração entre canais físicos e digitais é uma tendência notável.

4. Smart Power e a nova visão global:

Estamos numa época em que as histórias contadas em todo o mundo estão sempre mudando. Reflita sobre como as brigas entre países e o aparecimento de pessoas influentes lá fora vão mexer nas coisas que a gente escolhe comprar aqui no Brasil.

5. O consumidor está preocupado com a sustentabilidade do planeta:

As pessoas estão cada vez mais interessadas em ser sustentáveis. Portanto, as mudanças na forma como produzimos energia e no jeito como usamos as coisas vão afetar o que as pessoas decidem comprar. 

6. As pessoas estão comprando com base em seus valores e visões de mundo:

A pandemia transformou nossos valores e prioridades. As mudanças nas perspectivas levam o consumidor a ser mais pragmático, a ponderar mais suas decisões de compra.

7. Mundo totalmente digital:

Vivemos numa era em que todo mundo está conectado online. Essa revolução digital mexeu bastante com a maneira como as pessoas procuram informações e fazem compras. Pode ser uma chance de alcançar mais clientes, mas também significa que a concorrência online está acirrada. 

8. Novo formato de trabalho:

O home office, agora comum, impulsionado por avanços tecnológicos como o GPT-4, afeta as escolhas de consumo, pois as pessoas adaptam seus padrões de compra e necessidades com base nesse formato de trabalho remoto.

As 12 principais recomendações para micro e pequenos negócios aproveitarem as tendências de mercado em 2024

Abaixo você vê um resumo com as 12 principais recomendações, mas neste ebook você tem um panorama completo e exclusivo, revelando o segredo para o sucesso dos negócios em 2024:

Quero ter acesso ao mapa do comportamento do consumidor em 2024!

1. Foque no sentimento do consumidor:

  • Focar na variedade de produtos e serviços, considerando os sentimentos e comportamentos do consumidor.
  • Explorar a reflexão dos consumidores sobre o merecimento de pequenos luxos.

2. Segmente a estratégia de acordo com o perfil do público:

  • Personalizar ações por canal, região e segmentos, considerando as diferenças regionais, culturais e de renda.
  • Maior personalização com canais digitais para atender às diversas necessidades do público.

3. Pesquise e observe o seu cliente:

  • Manter atualizadas as informações sobre o comportamento do consumidor, utilizando múltiplas fontes de dados disponíveis.
  • Para isso, utilize pesquisas por WhatsApp e e-mail, Google Trends para tendências de busca, análise de redes sociais, ferramentas de análise de dados como Google Analytics, pesquisas de satisfação do cliente e feedback direto. Essas ferramentas oferecem insights valiosos para adaptar estratégias de negócios às necessidades e preferências dos clientes.

4. Personalize as recomendações:

  • Utilizar dados de clientes e análises avançadas para fornecer recomendações personalizadas de produtos, aumentando a relevância e incentivando gastos futuros.

5. Valorize o comportamento pré-compra:

  • É importante compreender a jornada do cliente, analisar dados para personalizar a experiência, investir em marketing digital durante a fase de consideração, oferecer informações relevantes, facilitar o contato e incentivar revisões. Isso contribui para aumentar a probabilidade de conversão e satisfação do cliente.

6. Use a abuse do poder das mídias sociais:

  • Direcione estratégias de publicidade e promoções para atrair o público certo. Criar uma identidade online autêntica é crucial. Encontrar o equilíbrio entre a nostalgia analógica e as vantagens do mundo digital é a chave para construir uma conexão duradoura com os consumidores.

7. Consumidores dispostos a adotar IA (Inteligência Artificial):

  • Adote a inteligência artificial, como chatbots, para aprimorar a pesquisa de produtos e facilitar as decisões de compra. Incorporar tecnologias inovadoras pode proporcionar uma experiência mais eficiente e personalizada aos consumidores, tornando a jornada de compra mais intuitiva e satisfatória.

8. Atenção à LGPD:

  • É crucial demonstrar transparência nas ações de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

9. Empodere seus times:

  • Estimular a criatividade, desenvolver habilidades e certificar-se de que ferramentas e processos atendam à experiência do cliente.

10. Estratégia de Marketing de Influência junto à Geração Z:

  • Considere ativamente o emprego de influenciadores em sua estratégia de marketing, focando especialmente na Geração Z, o público mais jovem. Identifique influenciadores alinhados aos valores e interesses dessa geração, buscando colaborações autênticas que ressoem com o público-alvo. 

11. Sustentabilidade no Core do Negócio:

  • Integrar práticas sustentáveis não apenas atrai consumidores conscientes, mas também contribui para um impacto positivo no planeta. Como sua empresa pode adotar práticas mais sustentáveis?

12. Adaptando o Modelo de Trabalho:

  • Se seu negócio permite o trabalho remoto, explore essa possibilidade. Isso envolve entender como a flexibilidade no local de trabalho pode afetar a eficiência, a comunicação e a satisfação do cliente, adaptando suas operações para atender às expectativas em constante evolução.

Em um mundo em constante evolução, os micro e pequenos empreendedores precisam estar à frente das tendências de mercado. Ao compreender as mudanças no comportamento do consumidor em 2024 e adotar estratégias proativas, os negócios não apenas sobreviverão, mas também prosperarão em um ambiente competitivo. 

Este é o momento de se adaptar, inovar e posicionar os negócios para o sucesso futuro. Baixe nosso PDF exclusivo para insights detalhados sobre as tendências de consumo em 2024, preparado pelo Sebrae, e esteja um passo à frente no jogo dos negócios.

Clique aqui e acesse o Mapa do Comportamento do Consumidor em 2024!

Pra ver esse  e outros conteúdos na integra acesse o link: sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

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Empreendedorismo em 2024: descubra as melhores áreas para investir.

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Conheça as tendências de negócios para 2024 e descubra as áreas mais promissoras para empreender.

Viver em constante sintonia com as tendências de mercado e os movimentos que influenciam os negócios é mais do que uma necessidade nos dias atuais; é uma estratégia essencial para empreendedores que almejam o sucesso. 

A dinâmica acelerada dos avanços tecnológicos, as transformações sociais, as preocupações ambientais e as mudanças econômicas têm delineado um novo panorama para o empreendedorismo. Esses elementos não apenas refletem, mas também moldam os comportamentos de consumo, trazendo consigo um redirecionamento significativo para os rumos dos negócios.

Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução nos padrões de consumo, impulsionada pela expansão exponencial da tecnologia. A ascensão da era digital trouxe consigo um consumidor mais informado, exigente e conectado, criando um cenário onde a adaptação é vital para a sobrevivência e prosperidade dos empreendimentos. A par disso, as preocupações ambientais e sociais emergem como pilares fundamentais na formação das preferências de consumo, estimulando um mercado mais consciente e responsável.

Compreender essas mudanças e antecipar-se a elas é crucial para os empresários que desejam se destacar. As tendências atuais vão além do simples modismo; elas representam oportunidades tangíveis para inovar, adaptar-se e até mesmo redefinir modelos de negócios. Nesse contexto, estar atento às tendências é como possuir um mapa que guia os passos na jornada empreendedora, oferecendo insights valiosos para o sucesso e a sustentabilidade dos empreendimentos.

Neste artigo, exploraremos as principais tendências de mercado e negócios para o ano de 2024, mergulhando nos avanços tecnológicos, nas transformações sociais e nos novos comportamentos de consumo que delineiam o panorama empreendedor.

Tendências de negócios para 2024

O ano de 2024 traz consigo uma série de mudanças e oportunidades para empreendedores. As sete principais tendências incluem:

  1. Sustentabilidade em destaque: Empresas focadas em práticas sustentáveis ganham espaço e visibilidade.

  2. Negócios digitais em crescimento: O comércio eletrônico e a presença digital tornam-se vitais para empresas.

  3. Adoção de tecnologias inovadoras: Empresas que investem em inovação terão vantagem competitiva.

  4. Valorização da diversidade e inclusão: Empresas que promovem a diversidade serão reconhecidas e valorizadas.

  5. Novos modelos de negócio: Surgem oportunidades com modelos de negócio alternativos e inovadores.

  6. Experiência do cliente em foco: A satisfação do cliente ganha importância estratégica para os negócios.

  7. Empreendedorismo social em ascensão: Negócios com propósito social são cada vez mais reconhecidos e valorizados.

Você pode saber um pouco mais sobre o assunto no nosso guia exclusivo

As melhores áreas para empreender em 2024

Se você está se perguntando qual o melhor ramo para empreender em 2024, seja você alguém que queira começar um negócio do zero, ou mesmo se você já possui um negócio, mas deseja adaptá-lo, nós temos as respostas. Veja só:

  1. Saúde e bem-estar: Serviços voltados para saúde e bem-estar continuam em alta, atendendo a uma demanda crescente.

  2. Tecnologias inovadoras: Investimentos em inteligência artificial e realidade aumentada oferecem oportunidades significativas para empreendedores.

  3. Alimentação saudável e sustentável: A procura por opções mais saudáveis e sustentáveis de alimentação cria espaço para negócios neste segmento.

  4. Negócios digitais em ascensão: O e-commerce e o marketing digital permanecem como áreas lucrativas para quem busca empreender.

Negócios de baixo investimento para começar a empreender em 2024

Diversas oportunidades de negócios demandam baixo investimento:

  1. Serviços de consultoria online: Oferecer expertise por meio de consultoria e treinamento online.

  2. Produção de conteúdo para redes sociais: Atender à demanda por conteúdo digital de qualidade.

  3. Serviços de design gráfico e vídeo: Atender a necessidades visuais de empresas e marcas.

  4. Revenda online: Explorar nichos de mercado através da revenda de produtos.

Oportunidades em alta, mas ainda pouco exploradas no Brasil

Algumas áreas ainda têm potencial para crescimento no mercado brasileiro:

  1. Tecnologia para PMEs: Soluções tecnológicas para pequenas e médias empresas.

  2. Sustentabilidade na indústria e agricultura: Demandas por soluções sustentáveis continuam a crescer.

  3. Saúde e bem-estar para populações carentes: Oportunidades em atender comunidades com serviços de saúde e bem-estar.

As tendências para empreender em 2024 oferecem um leque diversificado de oportunidades. Acompanhar essas tendências e agir com inteligência de mercado pode ser a chave para o sucesso nos negócios. O Sebrae está pronto para auxiliar empreendedores a identificar e aproveitar essas oportunidades. 

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Empreendedorismo

Marketing digital: se prepare para a atualização do Analytics.

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Mudanças na plataforma exigem que os empresários se planejem a partir deste ano. A previsão é que a versão atual seja desabilitada em 2024.

Com maior ou menor presença na internet, se você é empreendedor, precisa estar antenado e ser flexível para acompanhar mudanças constantes. Uma das mais recentes e que já vem movimentando o marketing digital é o Google Analytics Four (GA4), uma atualização do Universal Analytics.

Anunciado em 2020, o upgrade da ferramenta propõe priorizar o usuário nos dados fornecidos – e não apenas números de sessões – e traz adequações ao novo cenário mundial, em que as regras e leis de proteção de dados estão se tornando cada vez mais necessárias. E se lhe contarem que você vai precisar se programar para mais essa inovação, não duvide. A exemplo das atualizações anteriores, as mudanças exigem o conhecimento dos novos métodos e, consequentemente, ajustes nas estratégias de comunicação.

Mas, em princípio, o que os profissionais da área precisam saber?

Embora ainda não se tenha uma data estipulada, o que se sabe é que a versão universal do Google Analytics será desabilitada. Considerando que será possível coletar dados até 31 de julho de 2023 e que o acesso aos dados processados estará disponível até pelo menos seis meses depois, a expectativa é de que a descontinuidade da plataforma se dê em meados de 2024.

Mas, não dá para perder tempo. É imperioso que esse período seja de preparo para os backups necessários, devendo ter caráter de prioridade já no planejamento deste ano.

Prepara-se, porque vem muita coisa boa por aí

Deixando de lado a questão das indispensáveis adequações, é preciso destacar que elas fazem parte de um processo que será fundamentalmente positivo para otimizar seu site. Não se pode perder de vista que o GA4 foi criado com o objetivo de repensar as fórmulas para organizar os dados sem o uso de cookies.

Há de se pontuar, também, que ele trará novas propostas para a atual era da informação, em que as plataformas buscam se integrar com mais agilidade, diante de uma relevância ainda maior da inteligência artificial e do machine learning.

De forma prática, o que já se pode prever é que o planejamento de objetivos vai se basear em muito mais do que o simples cálculo de visitas ao site, por exemplo. O mercado vai poder contar com uma mensuração completa, com dados certos, para o desenvolvimento de uma comunicação adequada a cada público.

Veja algumas das funcionalidades do GA4

Relatório em tempo real

Uma das informações coletadas é o número de usuários nos últimos 30 minutos, incluindo de onde vêm, quem são e as conversões realizadas em tempo real. Com essa função é possível, por exemplo, ver se uma ação promocional feita no dia surtiu efeito.

Comparações personalizadas

A partir dessa funcionalidade, é possível realizar comparações entre conjuntos de dados, como a taxa de conversão da faixa etária entre 25 e 34 anos com a taxa da audiência total. A comparação entre regiões também é possível.

Funis

Em “análises” e “hub de análises”, é possível criar uma visualização clara de cada passo da jornada de compra, inclusive segmentando por local, dispositivo e gênero, entre outros detalhes.

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